Mensagem de Apoio da Acampada Salamanca

|| A TRADUÇÃO SEGUE ABAIXO DA MENSAGEM ORIGINAL ||

 

Estimados compañerxs: Os escribimos desde Salamanca, una ciudad universitaria de menos de 160.000 habitantes en la que el movimiento social 15M se ha incorporado en nuestras vidas. El movimiento, surgido el 15 de Mayo de este año, fue una ráfaga de aire fresco en nuestro panorama político que era cada vez más desolador y menos democrático, donde la participación en la política por parte del ciudadano se basaba a votar a un partido cada cuatro años, un partido que nunca cumplía con su programa y, por el cual, los ciudadanos nos sentíamos ajenos a la vida política. En un contexto de crisis, de muchos prejuicios creados por parte de los medios de comunicación masivos y, en general, de una gran desinformación política, económica y social; un movimiento social se expandió por más de 300 acampadas de todo el mundo. Manifestaciones masivas, colaboración por parte de desconocidos, trabajo, lucha común. Eso es el 15M. Las claves del éxito del movimiento fueron claras: era un movimiento en un contexto de crisis económica y, por supuesto, era un movimiento apartidista y asindicalista por lo que ningún ciudadano se sentía excluido. Sólo era necesario un requisito: estar indignado. Indignado con la dictadura de los mercados, con el sistema electoral y con la corrupción de aquellos quienes nos gobiernan. En las redes sociales, el grito era claro “No usamos banderas, porque las banderas nos separan. Es más fuerte lo que nos une que lo que nos separa, por eso estamos juntos”. De la misma manera nos negamos a crear un partido político, porque con este sistema electoral los partidos políticos no nos representan y no queremos entrar en su juego. Es un movimiento asambleario, de la calle. Un órgano de presión, si lo preferís. Somos personas anónimas que trabajamos altruistamente, no queremos llevarnos méritos ni tener compensaciones de ningún tipo. Sólo pedimos ser escuchados. El apartidismo es nuestra seña, las manos nuestras armas y el altruismo nuestro símbolo. Por eso animamos a nuestros compañerxs indignadxs de São Paulo que hagan lo mismo, que luchen por una población unida, donde las banderas no importan y los partidos políticos sólo separan. Porque un 15M con bandera no es nuestro movimiento. Un abrazo y mucha suerte, Firmado, Acampada Salamanca.

|| TRADUÇÃO ||

Estimadas companheirxs:

Escrevemos a vocês aqui de Salamanca, uma cidade universitária com menos de 160 mil habitantes onde o movimento social 15M se incorporou em nossas vidas. O movimento, surgido em 15 de maio deste ano, foi uma lufada de ar fresco em nosso panorama político, que era cada vez mais desolador e menos democrático; onde a participação do cidadão na política consistia em votar em um partido a cada quatro anos — um partido que nunca cumpria seu programa e, assim, os cidadãos nos sentíamos alheios à vida política.

Em um contexto de crise, de muitos preconceitos criados pela mídia e, em geral, de uma grande desinformação política, econômica e social, esse movimento social se expandiu por mais de 300 acampadas no mundo inteiro. Manifestações massivas, colaboração por parte de desconhecidos, trabalho, luta comum. Isso é o 15M.

As chaves do êxito do movimento foram claras: era um movimento em um contexto de crise econômica e, sem dúvida, era um movimento apartidário e assindicalista, de maneira que nenhum cidadão se sentia excluído. Apenas era necessário um requisito: estar indignado. Indignado com a ditadura dos mercados, com o sistema eleitoral e com a corrupção daqueles que nos governam. Nas redes sociais, o grito era claro: “Não usamos bandeiras, porque as bandeiras nos separam. É mais forte aquilo que nos une do que aquilo que nos separa, por isso estamos juntos”. Da mesma forma nos negamos a criar um partido político, porque com este sistema eleitoral os partidos políticos não nos representam e não queremos entrar em seu jogo. É um movimento assembleário, da rua. É um órgão de pressão, se preferirem. Somos pessoas anônimas que trabalham de maneira altruísta; não queremos levar mérito nem obter compensações de nenhum tipo. Apenas demandamos ser escutados. O apartidarismo é o nosso signo, as mãos são nossas armas e o altruísmo é o nosso símbolo.

Por isso animamos os nossos companheirxs indignadxs de São Paulo para que façam o mesmo: que lutem por uma população unida, onde as bandeiras não importam e os partidos políticos só separam. Porque um 15M com bandeira não é o nosso movimento.

Um abraço e muita sorte,

Assinado
Acampada Salamanca

 

6 comments on “Mensagem de Apoio da Acampada Salamanca

  1. Marcelo Estraviz disse:

    Pois é. não tá na hora de tirar o texto das bandeiras na página do manifesto então? Já é a segunda vez que comento.

    … Não usamos bandeiras, porque as bandeiras nos separam. É mais forte aquilo que nos une do que aquilo que nos separa, por isso estamos juntos…

    Sem contar que cada vez que a midia nos cita acaba por falar das bandeiras…

  2. Cidadão Sampa disse:

    Apoiado Marcelo, inclusive ontem foi discutido a questão de se definir um logotipo, identidade visual para o movimento.

    Na hora meio que concordei mas hj quando acordei, percebi que somos todas as cores, todas as formas….alias, todas não, SÓ 99%.

  3. Linx disse:

    I can’t believe I’ve been going for years without konwing that.