O 15-O pelo mundo foi… IMENSO – 82 países se mobilizaram, veja vídeos

O chamado partiu da Espanha, mas as primeiras manifestações foram no Japão, onde o dia nasceu primeiro e centenas de pessoas protestaram contra os 1% que impõem seu poder aos 99% que somos nós.E foram mais de 900 cidades em luta, em 82 países.

Na Espanha foi enorme. Centenas de milhares em Madri, 300 mil em Barcelona, milhares em Valência, Logroñes, Santander, Palma de Mallorca, Málaga, Bilbao e uma série de outras cidades.

Em Berlim cerca de 200 manifestantes foram impedidos pela polícia de acamparem no Bundestag, o Parlamento local.Em Frankfurt, também na Alemanha, foram ao menos mil.

Em Londres, ao menos 500 pessoas participaram do movimento, com a montagem de 70 barracas nas imediações da catedral de Saint Paul.

Em Nova Iorque, 74 membros do movimento Ocuppy Wall Street foram presos, numa manifestação que contou com milhares de pessoas. 20 delas foram presas quando fechavam suas contas num banco para protestar!

Em Honduras, cerca de 50 manifestantes se levantaram em Tegucigalpa.

Na Cidade do México, o protesto foi em frente ao Monumento da Revolução.

No Chile, ao menos 5 mil “indignados” ocuparam as ruas de Santiago. As cidades de Concepción, Valparaíso e La Serena também tiveram atos.

Em Bruxelas, na Bélgica, milhares pararam na Bolsa de Valores e no Parlamento Europeu, exigindo uma vida controlada pelo povo, não pela ficção do sistema financeiro.

Em Buenos Aires houve até uma bicicletada e Cordoba foi outra cidade argentina mobilizada, como mostra o vídeo.

Em Rabat, no Marrocos, houve confronto com a polícia e dezenas de presos – com alguns feridos.

Em Roma 200 mil pessoas foram às ruas, com a união do 15-O com a decisão do Parlamento de manter o presidente fascista Silvio Berlusconi no poder, mesmo com as diversas acusações contra ele. Vídeos abaixo.

Lisboa e Porto somaram 40 mil manifestantes, ao menos.

Em Paris, centenas de pessoas protestaram por democracia real e também contra a reunião do G-20 que aconteceu por lá.O tema da expulsão de imigrantes ciganos também foi mobilizador.

Na Venezuela, o presidente Hugo Chávez considerou as manifestações globais como “um tsunami”.

Nas Astúrias, segundo a polícia foram 15 mil.

Em Tel Aviv, Isarel, jovens que têm organizado os mais importantes protestos sociais da história do país, novamente ocuparam as praças e ruas.

Em Montreal teve acampamento e dança também.

Sidney, capital da Austrália, amanheceu com as ruas ocupadas por cerca de 200 manifestantes que protestavam por mudança global.

Pelo menos cem manifestantes estiveram no centro de Taipéi,em Taiwan.

Em Seul, com o lema “Ocupa Seul”, dezenas de sul-coreanos também estiveram mobilizados. Veja abaixo vídeo sobre protestos na Ásia.

 

 

10 comments on “O 15-O pelo mundo foi… IMENSO – 82 países se mobilizaram, veja vídeos

  1. Miguel disse:

    Incrível a quantidade de pessoas mobilizadas na Europa. Mas era de se esperar que no Brasil fossem poucos (não que não tenhamos motivos o suficiente, mas o grau de insatisfação geral está longe do europeu).
    Sugestão para o acampa sampa: vcs precisam incorporar a participação daqueles que não estão em condições de integrar o acampamento. Eram cerca de 200 ontem, mas são certamente muitos mais espalhados pela capital e pelo interior do estado (creio que o número de pessoas assistindo ao streaming provou isso). Transformem o acampamento e a assembléia em uma maneira de canalizar a “indignação” (eu prefiro a palavra “desejo”, pois se há algo que o 15O nos ensinou é que vive ainda a possibilidade de desejar outro mundo).
    É preciso criar canais (não apenas online) de participação nas decisões de suas assembleias e em seus grupos de discussão. Isso porque o que vcs querem construir é alguma forma de legitimidade antes de sair reivindicando o mundo.
    Apoio totalmente a iniciativa de vocês (infelizmente de longe por enquanto).
    Deixem no site também sugestões de formas de colaboração para quem estiver distante (não apenas divulgação, mas, por exemplo, coisas como ligar para o gabinete do prefeito ou escrever textos de apoio).

    “Precisamos fazer uma distinção entre a prerrogativa oficial e, consequentemente, ditatorial de uma sociedade organizada na forma de um Estado, e a natural influência e ação de membros de uma sociedade extraoficial e autêntica.”
    (Mikhail Bakunin)

  2. Fabio Mocci disse:

    Amigos, passei a noite em claro montanto esta cobertura do primeiro dia com fotos e vídeos da ocupação 15O em SP para ajudar na divulgação:

    http://fabioterapeuta.com.br/saiba-mais/historico-da-newsletter/57-newsletter-fabio-terapeuta-edicao-no-8-especial-e-urgente-15o–sp

    Daqui a pouco estarei indo para lá.

    []’s

  3. dani sevillano disse:

    No momento que a arte role, anhangabau sera uma oferenda a Priamo com Hymeneus Travestido

  4. Etiennne disse:

    depois da alienação pelo capital, a alienação pseudo-revolucionária-infanto-recreativa… cadê a leitura do cenário político? cadê o horizonte transformador? fazer videozinho pra internet? o povo não é besta e a comida ainda falta no bucho de quem dorme na rua por necessidade, não por fetiche! reflitam companheiros!

  5. Wilma disse:

    If informatoin were soccer, this would be a goooooal!