26/09 (Quarta) – 20h – CineOcupa: “A Quarta Guerra Mundial”

O CINE OCUPA é aberto, não precisa de ingresso. É só chegar!

http://www.facebook.com/events/486779154665958/Tema: Política Além do Voto/Democracia direta”A Quarta Guerra” faz um inventário das milhares de pessoas e movimentos sociais que se manifestam em toda parte do planeta, mostrando uma nova página da história composta pelos atos da resistência ao neoliberalismo. Das linhas de frente nos conflitos sociais no México, Argentina, África do Sul, Palestina e Coréia; “no norte” de Seattle a Gênova; na “guerra ao Terror” em Nova Iorque, no Afeganistão

e no Iraque, o filme traz as imagens e as vozes de uma guerra não noticiada: a resistência radical ao capitalismo global, com cenas de manifestações populares inéditas na grande mídia. Mostra-nos um sistema que necessita sempre mais violência e uma chamada “guerra contra o terrorismo” para manter a sua ordem e governabilidade.
A Quarta Guerra Mundial, falam homens e mulheres que se negam a submeter-se ao terror. É um grito radical direto do fronte de guerra contra a humanidade!Logo após o filme, caminharemos com o debate buscando aprofundar no tema da Ação Global dos Povos (AGP), que serviu como um espaço político para ações descentralizadas de dias de ação globais anticapitalistas no início dos anos 2000 , como o A20 e S26, onde movimentos populares de resistência ao capitalismo, envolvendo mais de 10 milhões de pessoas em mais de 60 cidades e nos cinco continentes fizeram várias festas de rua. Procurar entender também o papel do Centro de Mídia Independente (CMI), na luta antiglobalização.Não percam!

Fica a dica para contextualização do tema a ser debatido pós filme: AGP, CMI e A20
“Brad, mais noite a nas Barricadas” – http://vimeo.com/1983128
http://www.midiaindependente.org/pt/red/2001/10/8736.shtml
http://www.midiaindependente.org/
http://www.nadir.org/nadir/initiativ/agp/s26/brasil.htm

“A Quarta Guerra Mundial”
01:16:00 – Documentário – Rick Rowley – 2003

Documentário quase poético sobre um dos temas mais importantes do planeta: A luta mundial contra a opressão do neoliberalismo.

A regra do empobrecimento de uma população é quase sempre a mesma: Emprestar dinheiro do FMI, cumprir seus ajustes estruturais, privatizar todos os setores que possam gerar lucros, seguir as regras liberais da OMC. Com isso sempre vem a miséria e daí o descontentamento. Para combater tanta gente descontente que sai às ruas, usa-se a polícia e o exército, para que o Estado que as corporações querem, não se transforme no Estado que as pessoas querem.

A Quarta Guerra Mundial hoje é travada em todos os cantos do mundo. De um lado os povos e do outro os governos dos países que se ajoelharam ante as exigências das grandes corporações.
Veja os depoimentos e lutas contra políticas neoliberais em alguns países pelo mundo: Argentina, Coréia, África do Sul, México, Itália, Canadá. Choque-se com a opressão brutal pura e simples que o Estado de Israel faz sobre a Palestina

Comments are closed.