"O transbordo do copo de cólera" [Entrevista Michael Löwy]

Em última análise, o objeto de indignação é o poder exorbitante do capital mostrando a sua irracionalidade e desumanidade. Muitas vezes, isso é formulado explicitamente nesses termos. Outras, não. Mas a questão está subjacente em todos os protestos recentes. Nós, sociólogos, precisamos tentar entender por que isso não começou mais cedo. Porque as razões para a indignação já existiam. Pelo jeito, foi necessário uma acumulação de descontentamento e um sentimento de que não é mais possível tolerar tal situação.

Leia a íntegra: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,o-transbordo-do-copo-de-colera,798151,0.htm

6 comments on “"O transbordo do copo de cólera" [Entrevista Michael Löwy]

  1. Roger disse:

    Caras, fica cada vez mais difícil acreditar que não tem partidos políticos envolvidos aí. Vocês acham mesmo que o marxismo (ou o capitalismo) são soluções viáveis para o planeta? O movimento estudantil da USP é dominado por meia-dúzia de partidecos de esquerda tão radicais e ridículso que nem entre si concordam, e o AcampaSampa dando apoio. O que está acontecendo? o movimento é apartidário mesmo ou não? Porque lendo os posts deste site parece que é. Ia ser uma decepção gigante ver que o AcampaSampa não passa de mais uma iniciativa desses trostskistas ultrapassados e completamente surdos a tudo que não seja a cartilha deles. Por favor, não me decepcionem.

  2. Gabriel disse:

    É FÁCIL NÃO SE DECEPCIONAR: VEM DISCUTIR E CONSTRUIR JUNTO!

  3. Lucas disse:

    Olá! Queria aproveitar o post para pedir a opinião de vocês sobre um texto que escrevi sobre as ocupações. Como escrevi justamente pensando no que acredito que em parte esteja por trás do que motivou e motiva esses movimentos, nada mais apropriado do que mandar pra vocês e ver se vocês acham que o que eu escrevi de alguma maneira faz sentido. =P Então, segue o link; se vocês puderem ler e comentar, eu realmente agradeço muito! 🙂

    http://opassodosim.wordpress.com/2011/11/14/sobre-os-movimentos-de-ocupacao-por-todo-o-mundo-e-sua-indecisao/

  4. Jordana disse:

    Além dos partidos que aparecem diretamente na ocupação da USP (PSOL, PSTU e PCO), se nota em cada ocupação que o movimento é interligado e que divulga principalmente as idéias de um desses partidos. Então …

  5. João Rafa disse:

    Gente, da onde vocês tão tirando essa história da influência dos partidos?? Quem tá todo dia na Acampada iria dar risada na cara de vocês. Vcs tão precisando passar mais tempo por lá viu, sinceramente…

  6. Sabrina disse:

    Eu sei do que a Jordana tá falando: o pessoal que organiza as pautas de discussão é todo da executiva regional do partido que ela fala. Pode rir, mas quem traz os teóricos pra falar também é o pessoal dos diretórios e da executiva. Só acho errado tirar barraca de um acampa pra viabilizar outros.