Artigo – John Holloway

Esta marcha está desafiando o domínio do dinheiro

Estes são dias de ira. Ira no mundo árabe, é claro, mas também nas ruas de Atenas, Dublin, Roma, Paris, Madri, e agora uma alta e clamorosa ira nas ruas de Londres.

Uma era de crise é uma era de esperanças frustradas, de vida frustrada. Queremos ir à universidade, mas é muito caro. Precisamos de cuidados médicos de qualidade, mas não podemos pagar por eles. Precisamos de casas e vemos casas que estão vazias, mas elas não são para nós. Ou, para as milhões de pessoas famintas: queremos comer, vemos que há muita comida para todos, mas há algo entre nós e a comida — dinheiro, ou a falta dele.

Então nos iramos. Ficamos ainda mais irados pelo fato de não sabermos o que fazer com nossa ira, e como usa-la para fazer um mundo diferente.

[Continue lendo…]

9 comments on “Artigo – John Holloway

  1. Inês disse:

    Desafia muito: usam a tecnologia digital proporcionada pelo capitalismo e pelas corporações multis, são filiados ao partido emergente e divulgam sua agenda, e pretendem ser ‘desafiantes do capital’ e do sistema de governo tradicional? Quisso!

    • Matheus disse:

      Uma chave de fenda serve para desparafusar, certo? Mas também pode servir para abrir uma lata de tinta, como uma alavanca ou mesmo para matar alguém… Se eu quero me rebelar contra o uso comum dado a uma ferramenta, posso muito bem me valer dela mesma para atingir outra finalidade. Assim, não importa qual tecnologia estamos usando, e, muito menos, quem a criou. O que importa, de fato é O USO que estamos dando a ela. A propósito, Karl Marx, de uma forma um tanto quanto profética, afirmou outrora: “O capitalismo será destruído por suas próprias criações.” Não deixe que a falibilidade de argumentos superficiais exauram a sua esperança por um mundo melhor! Acredite!

    • Lucka disse:

      I came, I read this article, I cnouqreed.

  2. zéafro disse:

    Isso, tão usando o povo dizendo que é apartidário, quando não é.

  3. Issy disse:

    Phnemoenal breakdown of the topic, you should write for me too!