#PareBeloMonte também é demanda dos indignados de Sampa

As questões de Belo Monte bem como as relativas à alteração do Código Florestal, que estão sendo decididas apenas por aqueles que usam a força do poder econômico, ilustram bem o quanto não vivemos em um democracia verdadeira. Em ambas questões a voz e vontade das pessoas não estão sendo levadas em conta, ou sequer ouvida. Também, por isso, é forte a presença dos indígenas e militantes ambientais no acampamento que se instalou sob o Viaduto do Chá em 15 de Outubro.

Na assembléia de hoje de manhã grupos foram formados para discutir temas presentes, nessa manifestação plural. Mais tarde, cada grupo fará uma breve apresentação dos temas que serão transmitidaos ao vivo por esse blog (fique ligado aqui e acompanhe a tag #acampasampa. O grupo responsável por apresentar o tema “Belo Monte”, que conta com a participação de indígenas, geógrafos, membros de ONGs e estudantes, debateram as questões  ambientais, humanas, políticas e econômicas envolvidas.

A construção da hidrelétrica no rio Xingu provocará expulsão de milhares de famílias ribeirinhas e indígenas das terras que serão alagadas rio acima ou sofrerão com o impacto do secamento do Xingu rio abaixo. Espécies essenciais para a manutenção do equilíbrio do bioma amazônico e do modo de vida da população local desaparecerão. Já é visível o aumento nos índices de prostituição infantil e de criminalidade e a insegurança alimentar na região. E o que é pior: tudo isso para beneficiar não as pessoas, mas as comporações mineradoras internacionais.

As minorias étnicas que vivem na região sequer foram ouvidas sobre a construção da usina. Amanhã, 17/11, o TRF julgará se os povos indígenas terão o direito de serem ouvidos ANTES das obras começarem. Por isso, os acampados do Viaduto do Chá convidam para um grande tuitaço amanhã com a tag #PareBeloMonte, nesse que será o Dia do Xingu no #AcampaSampa.

8 comments on “#PareBeloMonte também é demanda dos indignados de Sampa

  1. elisabeth disse:

    very powerful photographs

    comprendo poco espanol
    fuerta photagrafica…(?) no comprendo portuguese… lo siento… yo quiero leer

  2. comprar vimax disse:

    Another copy and paste blog post? Yours,
    Vimax

  3. Jayvee disse:

    All of these atrciels have saved me a lot of headaches.

  4. oraijzfb disse:

    4WPuSd , [url=http://mciaknjsjrwx.com/]mciaknjsjrwx[/url], [link=http://fjlwvldoqyto.com/]fjlwvldoqyto[/link], http://oqoemsbkrwiy.com/