19 DE AGOSTO – DIA NACIONAL DE LUTA DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA

19h – Concentração e caminhada no Vale do Anhangabaú e região do Centro

20h – Acampamento da cidadania e atividades culturais na Praça da Sé

O dia 19 de agosto comemora-se o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, data de aniversário de uma entre tantas tragédias brasileiras, o massacre na Praça de Sé, centro de São Paulo, em 2004.

Entre os dias 19 e 22 de agosto de 2004, 15 pessoas foram violentamente atacadas enquanto dormiam nas ruas no centro da cidade, sendo que, 7 delas morreram. Posteriormente, no dia 23 de maio de 2005, uma testemunha do massacre foi morta por policiais militares. Organizações e movimentos sociais, desde então, se mobilizam e denunciam a morosidade, o descaso e a omissão das autoridades na punição dos culpados. Também denunciam a violência constante nas ruas e a falta de políticas públicas de trabalho, habitação, saúde, educação e assistência social, entre outras, para as pessoas em situação de rua que, segundo Censo da FIPE 2011/2012, são mais de 13 mil pessoas na capital paulista.

Para fazer memória do massacre de 2004 e denunciar as políticas higienistas impostas à região central da cidade, movimentos e organizações estarão realizando atividades no dia 19 e 20 de agosto.

Mais informações no site do Movimento Nacional da População em Situação de Rua: www.falarua.org

Comments are closed.