Final de semana de ataque à democracia e ao direito de livre manifestação

No domingo à tarde, sob a alegação de garantir a segurança do evento de inauguração da árvore de natal do Ibirapuera, a Polícia Militar e a Guarda Civil Metropolitana fecharam a praça Mahatma Gandhi (nome oficial: Praça Tulio Fontoura) e nos obrigaram a retirar as faixas e barracas do local.

Isso não impediu que durante a inauguração da árvore fizessemos um ato de protesto. Após o ato, foi marcada uma Assembléia para quarta-feira (dia 7) às 19h. no MASP (link do evento no facebook).

O direito de livre manifestação e reunião é garantido pela Constituição. Não vamos abrir mão disso! Nossas barracas são parte da nossa manifestação e não podem ser desarmadas. Nossas barracas são nossas barricadas!

________________________________________

No mesmo dia, em outro ponto da cidade (Vale do Anhangabaú), o Resistência Ocupa sofreu violenta repressão da Guarda Civil Metropolitana. A GCM chegou no Anhangabaú às 7h da manhã (quando muitos ainda dormiam em suas barracas) junto com um caminhão cata-bagulho da subprefeitura da Sé. Não houve qualquer tipo de negociação ou apresentação de ordem judicial. Eles retiraram tudo de forma truculenta, muita gente não teve tempo de tirar as coisas de dentro das barracas.

Por volta das 14h. a GCM retornou para terminar o serviço, com novas agressões e apreensões. Nesse momento recolheu parte dos celulares e câmeras a fim de apagar as imagens dos abusos cometidos.

Parte das famílias buscou abrigo provisório nas Ocupações de edifícios do Centro. O restante continua nas ruas… sem barracas.

Veja o vídeo com depoimentos dos manifestantes:

[youtube]cETI743Nn0k[/youtube]

Página do Resistência Ocupa no Facebook

________________________________________

No Rio de Janeiro, na madruga de Domingo, o Ocupa Rio foi removido por meio de uma ação conjunta da Guarda Municipal e da Polícia Militar em várias localidades do centro. Os ocupantes não reagiram, não houve confronto.

Mais informações

Comments are closed.