Ocupa Sampa adere à Marcha Continental pela Educação

No dia 24 de outubro, o Governador Geraldo Alckmin, grande entusiasta da democracia e das manifestações populares, declarou-se como parte dos 99% em entrevista ao Ocupa Sampa (veja vídeo abaixo). Na ocasião, ele foi convidado a fazer uma visita ao movimento para discutir junto à população questões sobre a cidade, o estado e o país.

(Alckmin, estamos aguardando o agendamento há quase um mês!)

[youtube]FOLFEdbti_8[/youtube]

Dias depois, o Governador de São Paulo sugeriu que os alunos que ocupavam a reitoria da USP, protestando contra a presença da PM no campus, precisavam de uma aula de democracia. Prontamente, os alunos da universidade o convidaram para ensinar as suas valiosas lições sobre o regime e estão pedindo para que ele comece suas lições de Democracia garantindo o direito à eleições diretas para reitor nas Universidades USP, UNESP, UNICAMP.

Atendendo ao chamado dos estudantes da USP aos demais estudantes, aos trabalhadores e toda a população da cidade, o Ocupa Sampa vai aumentar o coro e se integrar à Marcha Continental pela Educação.

A concentração será na Acampada do Vale do Anhangabaú, quarta-feira (23) às 15h pra prepararmos nosso material com muita música e energia. De lá sairemos às 18h em caminhada até a praça do ciclista. Vamos acampar esta noite na praça mostrando para o Governador que estamos em vigília aguardando seu posicionamento.

Na quinta-feira sairemos em passeata até o MASP para pedir junto à população de São Paulo a aula pública de democracia do governador Geraldo Alckmin.

Precisamos de todxs xs amigxs do Acampa Sampa reunidos na noite de hoje (terça-feira) lá no Anhangabaú para ajudar a preparar o ato e confeccionar cartazes e faixas.

Vamos todxs juntxs mostrar que outra democracia é possível e não vamos desistir dela! Geraldo Alckmin nos dê sua aula de democracia, estamos aguardando ansiosxs!

Evento no facebook: http://www.facebook.com/#!/events/186105524809849/

20 comments on “Ocupa Sampa adere à Marcha Continental pela Educação

  1. Sonia disse:

    Isso! Vamos que vamos, pessol! Marcha, galera!

  2. Javier Sosa disse:

    Lo que poco es dicho acerca de estos movimientos es que los anónimos son siempre articuladas a nivel local por algun partido político. Veo una paradoja, ya que están en contra de la política tradicional, sino que son ellos mismos los actores políticos. Siempre hay un beneficio político por cualquier parte, eso es cierto. En España, la derecha ganó con una gran diferencia en las elecciones municipales, en Chile luchan contra la derecha, pero reproducen las quejas de la derecha más reaccionaria, que también llama en sus medios de ‘corruptos’ a los partidos de derecha y a sus políticos. Es una trampa, de hecho, un movimiento genérico y sin rostro que cualquiera puede tomar para si. Asi lo veo acá también. Algo es cierto: no es en absoluto espontáneo.

  3. Javier Sosa disse:

    Corrección: llaman de ‘corruptos’ a los partidos de izquierda …

  4. Matheus disse:

    Entrem também neste evento do Facebook (criado pelos estudantes da USP e que já conta com 1800 confirmações): http://www.facebook.com/events/220227634716235/

  5. Massaro disse:

    É o que eu tô dizendo desde o início, Javier. Repetem e ecoam agenda de partido, mas ‘não são de partido’ (parece até o lance da sauna gay). O mesmo percentual de 10% pra Educação, do PSOL – se fosse apartidário mesmo, pediriam mais. O movimento é igualzinho em cada cidade, a programação é idêntica, a agenda política idem, os palestrantes também (alguns ligados diretamente ao PSOL, como é o caso da Raquel Rolnik). Até os blogs são ‘editados’. Vai no twitter e os mesmos personagens de uma cidade tão lá no twitter da outra, coordenando. É tudo centralizado, de livre e espontâneo não tem nada. Se procurar bem, vai ver que até as barracas foram compradas pelas mesmas pessoas e os blogs foram organizados e registrados também pela mesma galera. Fala mal de partido mas é a mesma coisa: hipocrisia, né?

    • Thiago disse:

      Não aliemntem os trolls.

    • Elton disse:

      Massaro, se válidas as suas observações, concordo contigo. Mas sabe por quê? quem quer saber de política no nosso país? Já existem essas pessoas, e elas são de partidos políticos, que é a ÚNICA coisa que temos hoje, o problema está que, em muitas vezes, tomada como massa de manobra por ideologias, partidos etc. que, por sua vez, julgam ser as mais sensatas.

      O senso comum, é comum, mesmo, a todas as classes. Vejo na universidade, que algumas pessoas partidárias ou não, que julgam-se pertinentes em seus anseios políticos, tem o mesmo nível crítico de minha mãe, que fez até a quarta série. Conheço gente que não estudou com um nível crítico maior do que o meu ou qualquer pessoa que tenha conehcido. Sempre achei a pior merda do mundo partidos políticos, ou melhor, a NOSSA POLÍTICA, por não conseguir me enquadrar dentro DESTE SISTEMA. Aí, o que acontece? Pessoas que se parecem comigo ou com você, que já não apoiam nem o sistema, muito menos algum partido ou o modelo organizacional do mesmo, não é? Não há realmente espaço. Ouço o “sempre foi assim e pronto, não dá pra mudar”.

      E quando é tentado, o senso comum pasma, e a equerda me chama de direita porque não apoio ao menos o próprio sistema, como por exemplo, votações feitas para definir algo, que não é nada mais, nada menos, do que ver quem consegue convencer de uma coisa mal explicada a maioria do grupo… por que, não há argumentação, ceder um pouco dali, pegar a mais daqui, isso não seria sociedade?

      Dessa forma, NÃO FAZEMOS porra nenhuma nesses contextos, saca? E aí? Lógico que vai continuar assim.. Pessoas como nós, que são contra tal forma política falha, o que acredito que deva existir bastante lá dentro do ocupa, precisam entrar nessas linhas e atitudes já criadas ou reorganizar o que já lhe pertence, e o o que julga pertinente para voc~e, o qeu está próximo, para realmente acabar com essa partidarização. O movimento nos apoia, pelo menos…

      Nessa é que acho que movimentos iguais ao #acampasampa, do qual, infelizmente, não conheço ao vivo válidos, desde o princípio. Se fosse do PSOL, PSTU, PMDB, PSDB, ABCD, AEIOU ou até mesmo só PM, com tais propostas, eu com certeza apoiaria. O que está em jogo, neste movimento, é a dissolução do atual sistema, como um braço do #ocuppywallstreet.

      Eu quero é calma, no fim.

      Quando sugiro,

      • Elton disse:

        Sobre os dez por cento, corri atr´s, ele faz senido sim, foi o total de que, no decorrer das políticas públicas, retirado da educação. Mas não foi nenhum militante partidário que me disse, pq todos que perguntei não sabiam… e isso é bem triste.

  6. rubens osorio disse:

    Acompanho, de longe (por morar no interior, e por ter bem + que 50 anos de idade), o movimento, com interesse, admiração e torcida (a favor, lógico). O movimento “Occupy” talvez seja a melhor coisa que aconteceu com a humanidade no século XXI. Não desanimem, não se frustrem: o movimento dará seu fruto no tempo certo! Não caiam na tentação política nem na tentação organizacional. A anarquia é fundamental para se manter a pureza de coração e propósito. Abs

  7. Javier Sosa disse:

    Resultados del movimiento Occupy en el mundo:
    Tunisia – cambio de gobierno, pero sin cambiar el status quo económico y politico.
    Egipto – cambio de gobierno que pasó a las manos de milicos. Cambio económico: nulo.
    Libia – asesinato de Gadhaffi con tranferencia de manos del petroleo (salen chinos y rusos, entran las petroleras angloamericanas)
    España – la derecha gana con amplia ventaja las elecciones municipales, luego de un més de ocupación de plazas.
    Chile – resistencia al gobierno de derecha, pero sin cambio económico y politico.
    Ecuador – oposición al gobierno progresista de Correa, empoderando a la izquierda que quiere el poder mismo sin votos.
    Brasil – aunque partidos emergentes parezcan ganar algun poder con esas protestas, la derecha aprovecha para decir que ‘estamos todos indignados’.
    Es una trampa, no funca. Mal planeado, por lo minimo.

  8. Acampado disse:

    Pessoas,

    Faço um convite para participar dos eventos, atos, programações do Ocupa Sampa. O movimento é apartidário, não violento e toma suas decisões por consenso em assembleia.

    Não é, como já expus diversas vezes nos comentários, não é um movimento do PSOL. Venha e veja! O movimento é popular e autônomo. É só vir e conferir.

    A falencia da forma partido político é nítida. Somos o outro disso.

    Saia às ruas e veja.

  9. Larissa disse:

    Eu observo de longe, mas também vejo muita semelhança com o que o PSOL e PSTU pregam por aí. Se não é o partido que organiza, o que explica o que o Massaro falou? Nada contra 10% pra Educação, mas por que justo 10%, como esses partidos e os sindicatos que estão nas mãos deles pregam? Coincidência existe? Quanto ao que é decidido na acampada, eu passei lá um dia e vi que a discussão já vem pronta, provavelmente em cada grupo já tem uma maioria preconstituída.

  10. Elton disse:

    Larissa, eu respondi o massaro, veja de concorda..

  11. Elton disse:

    desculpe o texto, fiz na correria,

    adm, se possível me contacta pra ver se consegue editar isso ai…

  12. Elton disse:

    E ah, se isso for estratégia desses partidos, se fod*ram, pq isso está reuinindo uma GALERA que não curte e tem um porquê pra isso…

  13. […] para a qual o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, foi convidado (ver o vídeo aqui). “Aqui há mais gente e as pessoas podem ter mais acesso ao lado positivo da nossa luta.” Ele […]

  14. Neguin disse:

    Vo mandar minha opinião ai, Javier Sosa

    Esses movimentos sociais são novos, e as mudanças que pregam não são fáceis de acontecer, pois ainda não se tem propostas definidas para o que aconteceria depois dessas mudanças (e na minha opinião isso surge depois, não é preciso ter nada de antemão). Assim como o acampado, acredito que a forma partidária está fadada ao fracasso, não acreditamos mais que somos representados por esse tipo de democracia, que dá espaço para a ditadura da maioria. Bom, por serem movimentos novos, que reúnem uma galera, ainda não podemos esperar nada de imediato, mas podemos ter esperança (fico muito feliz que um cara como o rubens osorio tenha mostrado sua torcida) de que esses movimentos tragam críticas ao modelo de sociedade que temos, sejam críticas econômicas, críticas ao regime político, críticas a qualquer aparelho administrativo/jurídico que não deixa a galera aproveitar o que a vida tem de melhor. Javier, os movimentos tem mostrado que as pessoas conseguem se organizar, se temos pessoas de partido nesses movimentos e pessoas apartidárias, demoro! O mais importante é que o gérmem da organização entre pessoas com pensamentos diferentes surja…uma luta construída sem pautas prontas (pessoas apartidarias construindo também) e é por isso que as pessoas tem que perder o medo de participar dos movimentos políticos, parando de achar que eles vão terminar em nada. Esse movimento tem uma cara diferente, é nítido. Quanto à aula de democracia, os 10%, e outros pontos, essas coisas estão se unindo porque movimentos diferentes estão se unindo, ou vocês acham que o Pstu e o Psol estão “controlando” tudo isso? acredito que não…parabéns ao pessoal do ocupa.

  15. Javier Sosa disse:

    Lo que me parece poco probable es que un movimiento realmente apartidario reprise tantos mensajes que ya son de los partidos existentes que quieren acceder al poder. No tiene cara nueva, al contrario. La idea verdadera del movimiento Anonymous y Occupy es bien otra: no repetir nada que los partidos y la politica tradicional ya digan o hagan, pues si fuera para reproducir lo que ya está no tendría razón de existir.
    Lo que hay acá y en Ecuador es una deturpación de la idea original, una simple apropiación de una marca para fines politicos. Divulgar las ideas de un partido o divulgar su emblema es casi lo mismo y eso es lo que veo ocurrir en los paises a los que me refiero. Eso le quita legitimidad al movimiento, ya que falsea su esencia y propuestas mundiales, aunque utilice su máscara y identidad. Lo que nos presentan como nuevo y mundial es bien viejo y local: es tramposo, un disparate, una estafa, sirve solo para agriegar poder a algun partido por una via alternativa: tampoco eso es nuevo …

  16. […] Ocupa|Acampa Sampa vai aderir à Marcha Continental pela Educação. A concentração será na quarta-feira (23) às 15h, na Acampada do Vale do Anhangabaú. O ATO […]