#AcampaSampa por Democracia de verdade no Brasil

 Vinte e sete anos depois do histórico Comício pelas Diretas, o Anhangabaú é palco de manifestações por democracia. Passadas duas décadas da chamada “Redemocratização”, é hora de questionarmos se vivemos, de fato, em um país democrático. A cada dia fica mais claro que o poder econômico tomou o controle de todo o processo político, de modo que, diferente do que diz a Constituição, não somos tratados como iguais.

Os políticos em Brasília têm poder de decidir por eles mesmos qual será o salário deles e também o salário do trabalhador comum. Basta olhar a diferença absurda entre o contracheque deles e os nossos para ver que eles representam apenas os seus próprios interesses e os do pequeno grupo de privilegiados que concentra a maior parte da riqueza de nosso país.

Eles decidem quanto cobrarão de tributos e também como nosso dinheiro será gasto; Eles decidem destruir as florestas e rios sem consultar a vontade das populações indígenas, nem a dos contribuintes que arcarão com os custos da construção da Usina de Belo Monte; Eles gerem o transporte público, mas chegam para “trabalhar” de helicóptero; Constantemente, policiais (agentes do Estado) extrapolam suas atribuições agindo com violência desmedida contra moradores de rua e da periferia bem como contra manifestantes pacíficos. E pior, fazem isso dizendo estar agindo em nosso nome. Esses e outros exemplos demonstram que ELES NÃO NOS REPRESENTAM.

O movimento popular plural e independente #AcampaSampa propõe democracia direta (real, verdadeira, que esteja presente no nosso dia-a-dia). Defendemos o direito a voz para todos nos debates e decisões importantes. Chega de decisões unilaterais concentradas nas mãos dos mais ricos dentre os ricos.

AQUI VOCÊ TEM VOZ (como todos os outros)

No acampamento que se instalou sob o Viaduto do Chá desde o último dia 15 de Outubro todas as decisões são tomadas por consenso. Isso significa que todas as pessoas presentes têm direito a voz para expor suas propostas, críticas, sugestões, problemas e temas apresentados. Não importa sua idade, grau de instrução formal, sexo, raça, nem quanto dinheiro você tem (ou deve) no banco.

Convidamos você a se juntar ao movimento. A sua presença é muito importante. Venha participar das assembléias consensuais, decidindo junto o futuro do movimento e do Brasil. Caso não possa permanecer acampado, leve a discussão para todos os cantos da cidade e do país; pela internet, fazendo sua arte, na conversa com os amigos, como você quiser. Ocupemos as ruas e lembremos a essa cidade que ela tem VIDA.

Vamos recuperar nossos sonhos e o direito de decidir os nossos destinos e o do nosso país.

Não Violência . Apartidário . Consenso

27 comments on “#AcampaSampa por Democracia de verdade no Brasil

  1. Rodrigo disse:

    E já raiava a segunda feira. O cafezinho quente saia para aquecer o corpo dos bravos que dormiam, acordavam e protestavam, mais uma noite, abaixo da “proteção” do Anhangabaú. Como nos proibiram de levantar as barracas, visto que estaríamos “ocupando irregularmente o espaço público”, o frio e a garoa poderiam incomodar, mas por estarmos pertos de pessoas com muito fogo, amor e vontade, as gotas da chuva chegavam até a nos acariciar.

    A guarda civil metropolitana aparece e nos dá o “bom dia” acompanhado com o pedido de que retirássemos todas as faixas que havíamos estendido no local. Perguntamos sob que classificação legal originava-se aquele pedido. Sem muita convicção somente afirmavam que nós estaríamos “poluindo” e “depredando” o bem público, assim como impedindo um livre acesso das pessoas em geral a esse bem.

    Explicamos que estávamos simplesmente agindo segundo nossos direitos garantidos pela constituição como:

    Art. 5
    II – ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;

    IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

    IX – é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

    XVI – todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente;

    E que, além disso, não estávamos depredando o espaço público e muito menos fazendo uso de propaganda indevida respeitando também a lei da cidade limpa.

    Mas não foi o suficiente para que estes mudassem de idéia. Afinal, como sempre, estavam simplesmente “cumprindo ordens” apesar de concordarem com nosso ato.

    Depois de alguma conversa, para evitar o desgaste com a GCM, mesmo sem concordar com os fracos argumentos dos guardas, foi acordado que tiraríamos todas as faixas, menos a que havia sido estendida sobre o acampamento com os dizeres. “DEMOCRACIA DIRETA JÁ”. Que simbolizaria todo o nosso grito escrito. Feita a ressalva que iríamos debater sobre a retirada dessa faixa na assembléia geral às 20 horas da noite do mesmo dia.

    Contudo, 30 minutos depois, o número de guardas civis municipais triplica, e, baixo a voz do inspetor Queiroz, foi ordenada a retirada da ultima faixa que permanecia em pé, baixo os mesmo argumentos. Explicamos nossa causa e indignação civil e jurídica, mas não foi o suficiente, cortaram nossos direitos e tentaram sufocar nosso grito de forma impositiva, mas com sorrisos nos rosto. A faixa caiu. Mas a resistência segue.

    Ass: Mais um.

  2. Rodolfo disse:

    Cara…

    Isso eh um pais democratico… Nao existe essa figura do ELES q vc fala… Se candidata se elege e resolve e para de resmungar…

    Para de pagar de rebelde sem causa…

    • Felipe disse:

      Então, pelo que VOCÊ disse, se eu quiser alguma mudança tenho que me candidatar e ser eleito? Então você está dizendo que somente sendo eleito é que se tem algum poder? È justamente isso que penso também, e contra isso que lutamos !

      Só UM exemplo:

      Aumento de salário e benefícios de parlamentares, acontecem num piscar de olhos. Já aumento do salário mínimo, é uma luta absurda para um aumento medíocre.

      • Rodolfo disse:

        O povo elege o merda do tiririca, depois acha que dormir na rua resolve…

        Voce sabe no que implica o aumento do salario minimo? Parece facil dar uma canetada e jogar o negocio em 10 mil… Dificil eh manter a moeda valorizada e a inflacao baixa…

        • no named disse:

          “Dificil eh manter a moeda valorizada e a inflacao baixa…”

          …e manter o salário dos gravatas baixo também parece ser dificil pra eles…
          parece que na hora de aumentar um salário que NÃO DEVE jamais ser aumentado de tão alto que já é, e jamais deveria ser, eles não medem esforços!

          ma muda de papo amigo… que esse argumento é tão miserável….

      • Buffy disse:

        Walking in the presence of giants here. Cool thikning all around!

  3. Luis disse:

    O comentário do Roberto mostra como a sociedade está surda. Ele DE FATO creê que vivemos em uma democracia. Essa ideia está tão arraigada em nossa sociedade que, lutar pelos direitos, tournou-se rebeldia sem causa.

    Comofas para abrir os olhos?

  4. Bianca disse:

    #AcampaSampa

  5. Deborah Souza disse:

    Eu acabei de ficar sabendo desse movimento pelo Twitter.
    É impressionante o fato das mídias ignorarem esse tipo de noticia.

  6. dani sevillano disse:

    Boas noites acampados

  7. Naná disse:

    Infelizmente não pude participar do #acampasampa , mas mesmo longe acredito na força do movimento! O mundo não se calou e nós também não vamos calar! Chega de abaixar a cabeça e fingir que temos uma venda nos olhos!

    Vamos construir juntos as mudanças que queremos!

    #pordemocraciarealja

  8. Bete Vieira disse:

    Estou de longe torcendo por vocês. De longe divulgando nas redes sociais e usando todo o espaço que tenho para difundir o movimento (já que a grande imprensa não o faz). Aí tem um pedacinho de mim na pessoa da minha filha, portanto me sinto muito bem representada.

    Boa sorte e mantenham-se firmes, pois muitos estão olhando o que vocês estão fazendo e logo não poderão se manter alheios a esta luta que é digna de aplauso e que serve para a reflexão de toda a sociedade brasileira (e mundial).

    Vocês estão certos: do jeito que está não dá para continuar…

  9. Aubibony disse:

    fuerza a los compañeros brasileros!!!

    “…y sobre todo, sean siempre capaces de sentir en lo más hondo cualquier injusticia cometida contra cualquiera en cualquier parte del mundo. Es la cualidad más linda de un revolucionario.” (Ernesto Guevara)

  10. alex glaser disse:

    Hasta la vitória!

  11. Caio disse:

    Ola Amigos! , gostaria muito de estar participando, mas estou em MG no interior. Se puder ajudar de outra forma estarei aqui, por hora desde o dia do inicio movimento tenho tentado ajudar fazendo divulgação, muitas pessoas fingem não ver e guando se comenta sobre o fato muitos nem ligam, isso me dá uma raiva e indignação. Não podemos parar. Gostaria de agradecer a todos que estão ajudando.

  12. A RODA

    Ontem ela explorou nossos pais.
    Hoje está a nos explorar.
    Amanhã explorará nossos filhos.
    Já tá na hora dessa roda parar.

    Tá na hora de você parar essa roda.
    Tá na hora de você parar.
    Essa roda
    Roda
    Roda
    Roda
    Roda
    E sempre nos leva pra nenhum lugar.

    Parem a roda!
    Parem a roda!!
    Alguém pare essa roda.
    Não deixem essa maldita roda rodar.
    Ela roda
    Roda
    Roda
    Roda
    Roda
    E sempre nos deixa no mesmo lugar.

  13. vai lá disse:

    Que alegria ver um movimento apartidário e consensual justo no anhangabaú! Que o grafite do bonecão gigante proteja vcs meus amigos!! Pela participação cidadã além do voto!!

  14. Celso S.Jr. disse:

    Galera,
    Estou fora do pais e gostaria de estar ai presente para poder juntar forças para mudar a realidade do POVO BRASILEIRO, que é tão sofrido e explorado, como na época dos escravidão… Parabéns à vocês por essa iniciativa e com certeza todo o povo deveria se unir, pois é uma ação de interesse público.
    Boa sorte.

  15. Ari Mascarenhas disse:

    Amigos
    Assim como a maioria estou escravizado no sistema, por conta dessa escravidão que me força a pagar dívidas que não contraí, não posso juntar-me fisicamente ao protesto, mas gostaria de chamá-los de “Heróis”.
    Por favor, digam-me como posso contribuir com a causa? Vou divulgar o trabalho e tentar convocar mais pessoas para juntar-se ao protesto. Força amigos! Força!

  16. This could be your greatest piece online!

  17. adele someone like you Wow, amazing blog layout! How lengthy have you been blogging for? you made blogging look easy. The whole look of your web site is excellent, as smartly as the content material!

  18. Pepper disse:

    Super inorfmtaive writing; keep it up.