Acampada São Paulo

Bruxelas. Berlim. Sydney. Paris. Praga. Porto. Roma. Londres. Toronto. Hong Kong. Nova Iorque. Barcelona. Buenos Aires. Maceió. Fortaleza. Salvador. Rio de Janeiro. Porto Alegre. Curitiba… São Paulo.

Mesmo debaixo da forte chuva que castigou São Paulo o dia inteiro, montamos nossas barracas no largo do Anhangabaú por volta do meio dia, e aqui estamos até agora. No meio da tarde, em entrada emocionante, somaram-se ao acampamento indígenas da família Kalapalo do Xingu, que convocam a sociedade para uma vigília na intenção de pressionar o Poder Judiciário a julgar favoravelmente a ação que determinará uma consulta aos indígenas a respeito da construção da usina de Belo Monte.

Porém, não só de convidados ilustres é feito o movimento. Tão logo foram montadas as barracas, fomos abordados pela Guarda Civil Metropolitana (GCM). Solenemente ignorando o artigo 5° da Constituição, que garante liberdade de manifestação e reunião sem necessidade de autorização prévia, alegaram que as barracas configuram uso irregular do solo e que, portanto, só poderiam ser erguidas depois de ofício de autorização da subprefeitura.

Em assembleia extraordinária apenas para debater o tema, e sob a ameaça de que a Tropa de Choque estaria a caminho, foi decidido que desmontaríamos as barracas até que os advogados que foram acionados dessem retorno a respeito do ofício. Uma coisa é certa: não abriremos mão de ocupar espaços públicos para debater um novo modelo de sociedade.

O espaço é nosso. É de todos, e está sendo preenchido por intervenções culturais, música, debates, assembleias. Neste momento, uma grande intervenção, com música e dança, está sendo realizada, e por volta das 20 horas começará a primeira grande assembleia da nossa acampada.

Quem quiser discutir, conhecer e brincar, é só chegar!

2 comments on “Acampada São Paulo

  1. palomino disse:

    Aí, pessoal que está cuidando da manifestação, não sei se isso ajuda de algo, mas vamos lá. Neste site, a CNN convida a todos que estejam cobrindo os movimentos de 15 de outubro ao redor do mundo a fazer o upload de fotos, videos, textos, etc. Ao que parece, o upload é feito em um link nessa página, em um sistema que eles chamam de iReport, em que qualquer um pode postar suas notícias. Se interessar, vai o link: http://ireport.cnn.com/topics/679338

  2. palomino disse:

    Para divulgar também no TVI24, de Portugal, enviar fotos, videos e textos no e-mail euvi@tvi.pt.