A Veja não nos representa

O grupo que ocupa o Vale do Anhangabaú desde o último dia 15 de outubro para se manifestar contra o sistema político-econômico vigente recebeu com indignação a matéria de capa da edição de 26 de outubro da revista Veja. A matéria “Dez motivos para se indignar com a corrupção” demonstra mais uma vez a tendência conservadora do conselho editorial do grupo Abril, e sua prática de manipulação da informação pelo método de omissão e ênfase. A manipulação de símbolos é flagrante, por exemplo com o uso descontextualizado da imagem da máscara de Guido Fawkes, que se tornou símbolo dos levantes anticapitalistas no mundo todo, visando canalizar a insatisfação dos 99% da população para as pautas que interessam ao privilegiado grupo econômico da qual a publicação é porta-voz: o empresariado, sobretudo paulista.

É inegável que os movimentos autônomos que convergem em acampadas em cidades como Belém, Salvador, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, em consonância com os levantes internacionais, condenam qualquer forma de corrupção. Entretanto aquilo contra o qual lutamos é uma doença muito maior, a corrupção é apenas um de seus desagradáveis sintomas (ver Manifesto da ocupação paulista, em anexo). A revista Veja usa suas páginas para atacar o Governo Federal e fazer “oposição” de Direita. Combater a corrupção como se fosse causa e não consequência é alimentar o mal ou, para dizer o mínimo, enxugar gelo. O sistema político vigente, as regras do jogo em si, é que propiciam, senão incentivam práticas de corrupção.

Mas para além do desvio de dinheiro público por debaixo dos panos, existe outras formas de alocação de recursos públicos para interesses privados, como no caso da construção da usina de Belo Monte, que terá 80% do seu custo de R$ 30 Bilhões bancado com dinheiro público, mesmo que os únicos beneficiados com a obra sejam as empreiteiras e as empresas estrangeiras que exploram o alumínio na região Norte. Apenas 10% desse alumínio fica no Brasil; quanto aos lucros, a maior parte fica nas mãos dessas corporações transnacionais e de uma pequena elite política brasileira. Sobram para os brasileiros apenas a conta para pagar, e o sofrimento causado pelos impactos sociais e ambientais.

Outro modo de apropriação do Estado pelo interesse particular é a aprovação de leis como o novo Código Florestal, que tem sido tocado como o rolo compressor da bancada ruralista. O prejuízo ambiental será de todos, uma vez que todos terão menos oxigênio, nascentes de rios e biodiversidade. Enquanto os exportadores de soja, milho e cana, mais dinheiro em suas contas.

As acampadas anticapitalistas como a ocupação do Viaduto do Chá apelidada provisóriamente como Acampa Sampa contestam o sistema de Democracia Representativa, por entender que o povo tem o direito de participar diretamente da discussão e decisão políticas. Constatamos que os políticos não nos representam. Uma vez eleitos, representam apenas a seus próprios interesses e o daqueles que financiam suas campanhas.

Entretanto é importante notar que o que Veja propõe não é uma transformação política que impeça tais práticas, mas ao contrário, gostaria de ver os magnatas da indústria e comércio, marcadamente associadas a PSDB e DEM no comando do Estado para arbitrar tanto quanto as elites agrárias às quais o atual governo petista se aliou.

Essa postura é evidenciada pelo fato de que a revista dá voz à Fiesp, mas não entrevistou sequer um dos participantes dos movimentos de “indignados” das ocupações públicas. A revista, que dá ênfase à corrupção no atual governo federal, não retoma os escândalos dos governos passados e apresenta propostas extremamente neoliberais como remédio para a corrupção. Veja chega colocar no mesmo balaio dos corruptos, também aposentados, pensionistas e pessoas que recebem bolsas do governo. O que Veja quer é defender a diminuição de gastos sociais e a demissão de miliares de funcionários públicos e diminuir a carga tributária paga por seus patrocinadores.

Veja tenta confundir o leitor, fazendo parecer que a sua luta específica contra o Governo Dilma e a favor dos empresários é a luta dos acampamentos de indignados. A Veja não nos representa. Nossa luta não é simplesmente contra o governo Dilma. Nossa luta é contra o Capital e os governos de um modo geral. Queremos a mudança do sistema e a transição para uma sociedade em que todos tenham vez e voz. Nossa luta é também contra os governos estaduais e municipais do bloco político sustentado pelo grupo Abril.

Nossa luta por Democracia Real é também uma luta contra empresas de comunicação manipuladoras do processo político, como a própria Veja. Enquanto houver essa democracia indireta e o capitalismo selvagem, haverá corrupção.

Não queremos um estado reduzido para ver o poder ainda mais concentrado nas mãos de empresários. Queremos o poder nas mãos do povo, e o povo plenamente livre, decidindo junto os destinos de suas comunidades. É por isso que não concordamos com qualquer reforma política que sirva para manter e aumentar o poder daqueles que já concentram poder, queremos a transformação completa do sistema.

Discordamos também quando a revista afirma que o Brasil não está em uma situação tão grave quanto a dos países europeus que enfrentam a crise do capital. O que acontece é que o Brasil se acostumou com a crise e com as suas gritantes contradições. Basta olhar a situação dos sem-teto, dos sem-hospital, dos sem-escola, dos sem voz em nosso país para ver que a situação do Brasil que cresce, cresce para poucos. Chegamos a essa situação não simplesmente por causa da corrupção, mas pela exploração do homem pelo homem que já dura mais de cinco séculos.

69 comments on “A Veja não nos representa

  1. Mário disse:

    Que a força esteja conosco! Uma nova tomada da Bastilha, isto é preciso! Liberdade, Igualdade e Fraternidade!

    • Mateus disse:

      BANDO DE FILHO DA PUTA MESMO… PUTA MERDA QUE PARIU. SEU COMUNISTAS SEM MÃE! A POLÍCIA TINHA QUE ARREBENTAR O CRÂNIO DE VCS COM O CASSETETE! AHHH… E O FILHINHO DA PUTA QUE ESCREVEU AÍ. LIBERDADE, IGUALDADE (IGUALDADE JURÍDICA), FRATERNIDADE, O “LEMA” DA REVOLUÇAO FRANCESA, FOI DESENVOLVIDO NA PRIMEIRA FASE DA MESMA, FASE QUE ESTEVE DOBRE CONTROLE DOS GIRONDINOS, SEU FILHO DA PUTA!

  2. Márcio disse:

    Compreendo que em um movimento plural como o nosso ninguém fala por todos. Cada texto não é mais que uma tentativa de abraçar a pluralidade. Desta forma, cabe aqui dizer que fui abraçado. Concordo com todos os pontos.

  3. Isadora disse:

    Concordo e estou com vocês, não podemos permitir que o capitalismo enterre a nossa sociedade!!
    A propósito, qual horário na Veja?

  4. Jorge disse:

    Ainda bem que vcs se manifestaram. Quando vi a capa da Veja, fiquei revoltado. Pensei: sabia que ia dar nisso, a direita já está se apropriando do movimento.
    Só há um problema na avaliação de vcs: sabemos que o Brasil distribuiu renda na última década e que isso teve um impacto muito positivo na economia e na imagem do governo. Acho bom diferenciar a crise dos EUA e UE (gravíssima – aliás, acabaram de perdoar metade da dívida grega o que, convenhamos, é meio que um atentado aos princípios neoliberais) da nossa situação atual de crescimento, distribuição de renda, queda da taxa de desemprego… claro que, historicamente, a nossa situação sempre foi das piores do mundo e, no ritmo atual, deve continuar assim por muito tempo ainda. Mas, depois de 2 décadas de concentração brutal de renda e autoritarismo, não é de se admirar que as pessoas se contentem com pouco.
    Então não se surpreendam se as massas não aderirem a causa, assim, da noite p/ o dia. Ou se a direita, super bem articulada e detentora dos meios de comunicação, acabar reivindicando o movimento de vcs. Lembrando que vcs protestam contra a Veja, mas muita gente já leu a matéria e (acreditem) nem sabem que vcs estão aí reclamando.
    Concordo que o mais importante é mesmo disseminar a ideia da democracia direta. Isso sim seria combate à corrupção. Mas já há iniciativas nesse sentido Brasil a fora e articular canais de participação direta e estimular o compromisso é uma campanha bem longa. Vcs ficarão morando debaixo do viaduto esse tempo todo? Aliás, seria interessante ler a opinião de vcs sobre orçamento participativo, iniciativas populares de projetos de lei (seria interessante diminuir a burocracia envolvida nisso), associações de bairro… Será que o caminho não é reforçar canais já existentes e expandir a partir deles? Se tivéssemos veto popular, por exemplo, Belo Monte e esse novo Código Florestal não aconteceriam.

  5. João disse:

    É necessário educar, ter foco. Ontem teve um protesto dos camelôs no Centro. Eles começaram a depredar as lojas e a polícia respondeu, logicamente, com violência. Se fosse uma manifestação pacífica a polícia não poderia fazer nada, e se fizesse estaria errada. Os brasileiros precisam conhecer seus direitos. Se isso acontecer, as grandes mídias perderão toda a credibilidade. Se o povo começar a entender que não tem voz nesse país, são usados, vai acontecer o apocalipse na Terra. Esse país é um monstro adormecido. Fora os patrocinadores de políticos e políticos corruptos.

  6. foo disse:

    Parabéns!!!

  7. Marcelo disse:

    Infelizmente, ao buscar uma “tendência” ao movimento, vocês o maculam tanto quanto aos instrumentos de “direita”, como vocês mesmo disseram. Qual suas intenções? Uma ditadura do proletariado? Um governo participativo popular ideal, conhecido por anarquia (no bom sentido da palavra)? Uma destruição do status quo? Em qualquer das opções, acampar não vai mudar em absolutamente nada o mundo. A revolta contra os recentes eventos econômicos é louvável no mundo e no Brasil, temos uma luta clara contra a classe política e os detentores do poder e como diziam antigamente :”Muerte al malo gobierno, e al bueno también”. O PT é corrupto, o PSDB é corrupto, o judiciário é corrupto, aliás, todos os poderes são corruptos. O ideal seria uma democracia participativa, mas isso está muito longe da realidade. Quando um brasileiro chega mais cedo ao trabalho, passa na catraca do prédio, chega e ao invés de começar a trabalhar antecipadamente, começa a fazer coisas pessoais até dar a hora do trabalho, ele está cometendo uma corrupção, pois quando demitido, vai na justiça pedir por estas horas “trabalhadas”. Quando um brasileiro faz a prática MUITO comum de pedir para um amigo assinar a lista de presença na faculdade, coisa anormal la fora, ele está cometendo uma corrupção. Não existe roubo pequeno ou grande, existe ROUBO. Foco gente, foco. A esquerda no mundo se mostrou tão errada quanto a direita. O PT é podre pois a política como um todo é podre.

  8. Joe disse:

    A exploração do homem pelo homem veio pouco após o surgimento do mesmo. Não se tem noticias de tempos onde isso não ocorria, a unica mudança foram os meios para tal atitude, pois estes sim se tornaram mais eficientes. Não creio em voces, não creio no capitalismo, não creio no socialismo, não creio na anarquia, não creio no comunismo, não creio no fascismo, não creio no nazismo e pouco vejo na democracia vigente. Não creio no homem.

  9. Jorge disse:

    Ora, parece que os céticos decidiram dar as caras por aqui.
    Seguinte: discordo totalmente desses dois últimos comentários (apesar de ser meio cético quando ao movimento tb).
    Dizer que a corrupção está tão disseminada pela sociedade que o problema é o homem (quiça, a índole do povo, como certos setores da classe média nacional sempre quiseram acreditar) ou partir para uma campanha pela ética (como vemos hoje na TV e no rádio) é puro desvio da questão central: um sistema político e econômico que incentiva o egoísmo, o sectarismo, a concentração de renda e poder. Contentar-se com Hobbes e justificar o Estado é continuar no mesmo rumo destrutivo, talvez na esperança de encontrar um equilíbrio entre concentração e igualdade.
    A revolução educa, o homem se transforma por meio dela. O único problema é que ela precisa de condições ideais para se desenvolver.

    • Samuel Gibran disse:

      Excelente Jorge, concordo com todas as suas argumentações nos dois posts. Mudanças ocorrem em décadas, séculos e de maneira gradativa, histórica. Movimentos de tão grande valia como esse não podem se afogar ou desanimar em ansiedade cronológica ou niilismo simplista.

  10. Germano Alberto Junqueira disse:

    Nós aqui do RS tbm estamos de acordo com o que a Idéia Anonymous representa. essa falcatruagem que é a Revista Veja e todo meio de comunicação corporativo para alienar e dar falsas soluções para os problemas que enfrentamos sem sequer um estudo científico e com apenas opiniões aleatórias baseadas em um sistema de distribuição dos recursos naturais totalmente corrupto, só quer beneficiar a pequena maioria que a patrocina. queremos um mundo mais justo e livre, sem opressões, pré-conceitos, e meras opiniões. Com a participação de todos os envolvidos nas deficiências apresentadas principalmente visando sempre a ciência como verdade. Na atualidade os representantes são 2, 3 bunda moles, maria vai com as outras que só querem saber de melhorar uma economia e esquecem do real fundamento que é REPRESENTAR UMA POPULAÇÃO. A Economia Monetária vai contra a implantação tecnológica para a sociedade, e sim para beneficiar corporações que só querem lucrar gerando desemprego e sussessivamente todas as deficiências escancaradas em nossas realidade (danos ambientais, crimes, guerras, miséria), perdendo todo seu (tecnologia) fundamento de aplicação (abundancia para os povos, e diminuição da carga horaria de trabalho). Corruptos nos aguardem, suas horas estão contadas. Somos Anonymous, não esquecemos e não perdoamos

  11. Germano Alberto Junqueira disse:

    Nós aqui do RS tbm estamos de acordo com o que a Idéia Anonymous representa. essa falcatruagem que é a Revista Veja e todo meio de comunicação corporativo para alienar e dar falsas soluções para os problemas que enfrentamos sem sequer um estudo científico e com apenas opiniões aleatórias baseadas em um sistema de distribuição dos recursos naturais totalmente corrupto, só quer beneficiar a pequena minoria que a patrocina. queremos um mundo mais justo e livre, sem opressões, pré-conceitos, e meras opiniões. Com a participação de todos os envolvidos nas deficiências apresentadas principalmente visando sempre a ciência como verdade. Na atualidade os representantes são 2, 3 bunda moles, maria vai com as outras que só querem saber de melhorar uma economia e esquecem do real fundamento que é REPRESENTAR UMA POPULAÇÃO. A Economia Monetária vai contra a implantação tecnológica para a sociedade, e sim para beneficiar corporações que só querem lucrar gerando desemprego e sussessivamente todas as deficiências escancaradas em nossas realidade (danos ambientais, crimes, guerras, miséria), perdendo todo seu (tecnologia) fundamento de aplicação (abundancia para os povos, e diminuição da carga horaria de trabalho). Corruptos nos aguardem, suas horas estão contadas. Somos Anonymous, não esquecemos e não perdoamos

  12. Germano Alberto Junqueira disse:

    fo escrito duas vezes por ter errado uma palavra na primeira tentativa, desculpe

  13. Sonegheti disse:

    Caras, meus parabéns pelo expurgo feito à direita que vocês fizeram, eu conversava hoje com um amigo sobre a apropriação do símbolo para representar uma camada da elite burguesa, comprada e vendida, que se diz insatisfeita, é somente a “oposição” da direita.

    Não nos representam!

  14. sandro macmartin disse:

    Pois e… e vcs tiram o merito do pais estar afundando dos politicos atuais so porque vc e simpatizante do pt?? A revista defende interesses dos seus patrocinadores. O que faz um grupo de jovens erguerse em revolta e levantar uma bandeira tirando a culpa de um governo que em menos de um ano ja teve 5 ministros cacados por corrupcao. Quem os pos la no poder ? Isso me faz pensar, assim como a revista, estes jovens de mascara nao teria patrocinadores tb? Aculp e sim dos governantes e brasileiro merece o pais que tem! Amaioria adora tirar vantagem senao o pt do “Bolsas e Auxilios para vagabundo e o asalariado e aposentado que paguem” . Quem ganha de lavada nas urnas , recebe votos de quem? brasileiro e sem vergonha recebe troco a mais e sai se rindo achando que e o bom, tem culturalmente a “malandragem” que e caracteristica de marginal como qualidade de carater. Esse papiho de temos que mudar a sociedade… muda para o que ?? democracia? Qual o sistema que vcs acham que esta sendo usado?? politico rouba , e sai fora concorre e vcs votam nele denovo! tem mais e que se ferrar mesmo!Governo nao veio de marte, e tudo brasileiro igual vc! se acham que ta uma merda da proxima vez nao elejam a marionete de um semianalfabeto para presidente. corrupcao nao tem esquerda e direita! Ja viu por acaso ladrao ideologista ? que piada.

  15. joaquim disse:

    Pela analise que fiz dos comentários deste grupo contra a revista, o PSDB e ao DEM esta bem evidente que, o grupo foi formado para combater todos que estão contrariando o ja desgastado PT, seus aliados e o governo lula. Pergunto? porque justamente agora bem proximo da eleições, sabendo-se que o PT tem a minima chance aqui em sampa.

  16. joaquim disse:

    Outra pergunta a esse grupo, qual e quando, qualquer grupo ou organização da imprença nos representou?

  17. Bárbara disse:

    Aguardando a Primavera Brasileira!!!

  18. Danielle Fabri disse:

    @sandro macmartin e joaquim

    Não confundam criticar a Veja por somente citar o movimento para atacar o governo PT com defender o PT. O que o texto realmente diz é: se a Veja está tão preocupada em levantar o povo contra a corrupção, por que não menciona todo o histórico de corrupção que o País sofreu e não apenas o que se refere ao governo atual? E, além disso, o problema não é ESSE governo em particular, mas sim o SISTEMA de governo que favorece, se não incentiva, a corrupção.

    Por favor, leiam com atenção e, se conseguirem, com imparcialidade antes de partirem com o texto anti-revolucionário, anti-ambientalista, anti qualquer grupo que exija mudança.

    Mais uma coisa, @sandro: se você é desonesto, isso é você. Eu não levo troco que não é meu, eu não jogo lixo na rua, eu não digo que Belo Monte é ruim porque sim. Eu me informo, eu me preocupo, eu penso. E sei que muitas pessoas pensam como eu, por mais que ainda existam pessoas como você que pensam que ser só mais um não faz diferença.

  19. Giovani disse:

    O PT é assim mesmo vive fazendo criticas aos outros, para que os fanáticos em sua ideologia podre e fajuta que nada tem de real, mas, para servir de baseado na cabeça dos cegos que muitas vezes nem prestam atenção no deboche que seu líder maior trata as questões realmente importantes, colocando temas sem importância para jogar uma parcela da população contra a outra e o resultado desta farsa é o que se vê, corrupção e mais corrupção. Ave Lula a todos os fanáticos.

  20. Acompanho aqui do Extremo Ocidente do Brasil (Acre) o movimento com grande entusiasmo. Parabéns a todos a adoção da máscara de Guy Fawkes foi uma grande sacada e vcs não podia deixar a Veja usar o simbolo e ficar por isso mesmo… Parabésn pela coragem e pelo discernimento, Força a todos

  21. Toda forma de enfrentamento aos desamandos do capitalismo é muito importante, principalmente com a visão política que vcs demonstram. Contem com minha solidariedade e com a modesta estrutura do Blog Lamparina Urbana para divulgar o movimento.

  22. Sreweis disse:

    Falta discernimento e conhecimento sobre o que está sendo dito no texto. Abram a cabeça, meus caros: Vincular a direita ao fascismo, ao favorecimento da classe alta e ao PSDB, mostra, no mínimo, muita falta de conhecimento histórico, político e sociológico. A “direita”, como vcs gostam de dizer, nada mais é do que uma visão liberal, que zela pelo indivíduo – sendo esse, desvinculado de classes, grupos ou facções.

    No entanto, há no Brasil e em alguns outros países, essa associação errônea de que o capitalismo é isso que vemos por aí. Não é. O capitalismo nada mais é do que o incentivo à eficiência, à sociedade livre e despida de superinstituições desbalanceadoras. O capitalismo trouxe mais progresso e bem-estar do que nunca. O pobre teve acesso a bens mais baratos – oriundos de práticas concorrenciais; houve inovações técnológicas em todos os campos (como na medicina), pessoas tiveram a possibilidade de mudarem seus destinos e se tornarem bem sucedidas. Isso tudo, sim, graças ao mercado, que nada mais é do que um plebiscito diário, no qual o consumidor soberano aponta quem deve ou não ser dono dos meios de produção. Um equalizador. Consumir X ou Y é dar o voto ao mais eficiente, ao que atende melhor as pessoas e mais as satisfaz.

    Porém, a máquina corrupta intervencionista, com toda a sua postura contumaz politicamente correta, tenta passar impressões utópicas de um mundo no qual o Estado tudo pode prover. Isso não existe. Proposições como essa só alimentam o inchaço da máquina pública (e do desincentivo ao trabalho e à produção), da corrupção dos que deveriam ser nossos representantes e nos garantir segurança e establidade, para que cada um busque, sem a necessidade de um Estado pseudo-paternalista (o qual não cre na capacidade individual de fazer escolhas), seu próprio sucesso.

    É muito fácil culpar o dito “capitalismo” e seus porcos ambiciosos. Fascismo não é direita, não é liberalismo, muito menos qualquer tipo de governo totalitarista e autoritário. O que vivemos atualmente está muito mais para um socialismo dos ricos do que um governo de livre mercado, de liberdades individuais. Ah, pra finalizar, não me venham com essa de que PSDB e DEM são partidos de direita. São os mesmos governantes fisiologistas de PT et caterva, disfarçados de direita, mas não passam de centro-esquerda. Não existe um partido liberal neste país, infelizmente. Sugiro somente que tentem se despir de seus preconceitos para conhecer, sem noções deturpadas (muitas dessas provenientes do período de ditadura), o que é liberalismo, ou direita.

  23. Edmundo Ribeiro disse:

    PREZADO SREWEIS, em que país você vive?…

    Dizer que “O capitalismo trouxe mais progresso e bem-estar do que nunca.” é estar delirando ou querendo enganar a si próprio. Porque aqui você não convence ninguém de que no sistema capitalista “pessoas tiveram a possibilidade de mudarem seus destinos e se tornarem bem sucedidas.” Tudo ao contrário.

    Mas, pelo menos, você está dando uma grande contribuição mostrando que é, ou muito desinformado, ou é mais um robozinho encaixado nesta engrenagem desgraçada e desgastada, que já não se sustenta nem nos Estados Unidos, nem dos países europeus mais ricos.

    E para finalizar, você afirma que “Não existe um partido liberal neste país”. Claro, com pessoas tão atrasadas como você, já seria um grande elogio chamá-lo de “capitalista”. Daí, para você sair dessa sua fase do pré-capitalismo e chegar ao liberalismo, só se for em outra reencarnação.

  24. Edu disse:

    Sinceramente? Tá mais do que na cara que vocês são um grupo totalmente organizado e financiado por um grupo (partido(s)) políticos. Isso é mais que óbvio! Estando agora, perto de um ano político, precisando fortalecer e defender idéias e atacar a veículos que serão empecilhos. Esse tipo de artifício, manobras aconteceram diversas vezes com outras roupagens e tecnologias correspondentes no passado. É só chegar perto de ano político que começam a surgir movimentos de “jovens” se manifestando contra isso e aquilo na imprensa! São idéias de marqueteiros trabalhando antes das campanhas, utilizando e manipulando as ferramentas que estão perto das mãos no momento. Desculpem-me os movimentos jovens e etc. Mas tal atitude com tal organização, websites e planejamento de logística?? É demais para engolir!! Espero que um dia realmente tenhamos tal atitude verdadeira!!

  25. Henrique disse:

    Edu concordo plenamente com você, tal organização não partiria de apenas um grupo de “jovens”.E foram atacar logo veículo que mais critica o governo Petista.Eu até concordo em partes com as causas defendidas pelo grupo e lamento,tal atitude, não ser verdadeira!

  26. Jean Mendes disse:

    Concordo plenamente com o Marcelo, acampar não vai mudar em absolutamente nada o mundo. O Capitalismo já esta grande o suficiente e cada vez mais mostra mais suas garras. Políticos nunca irão parar de depender de empresários para financiar suas campanhas e consequentemente continuarão á defender os intereses individuais e não os da sociedade. Alem dos exemplos citados, pelo Marcelo, de corrupção entre a população em geral, existem milhares de outros, e sinceramente torço para que nenhum dos que participam do grupo Acampa Sampa possam um dia ser apontados também como corruptos, porque vergonha semelhante seria ver um dos tais praticando o que condenam

  27. Antes de mais nada, eu respeito, acompanho, divulgo e apoio veemente o movimento de vocês e todos os outros que estão ocorrendo no mundo, e também repudio o víes jornalístico da Veja. A VEJA não representa vocês de forma alguma, e por muitas vezes deixa claro que representa mais seus anunciantes do que a verdadeira “voz” da população.

    Por favor, peço que releiam o parágrafo acima antes de criticar o que tenho para dizer a vocês, mas…

    Se é do desejo de vocês participarem de uma revolução, Sun Tzu pode ser tão ou mais válido quanto Marx. Para vencer uma “guerra” é importante conhecer bem e manter seus inimigos próximos de vocês.

    O que vocês estão fazendo é parte de uma história GLOBAL, e não são vistos pela mídia comercial. Mas ela dentro os outros 3 “poderes” (Grandes Corporações, Bancos e o Estado), é o que mais tem acesso a outras pessoas que podem somar a vocês. E este é o principal “inimigo” que devem manter bem próximo de vocês e não atacar, para que possam ser ouvidos e conseguir o respeito das pessoas mais improváveis.

    Apesar de todos os problemas da VEJA ela tem uma penetração muito forte na cabeça de uma massa inculta e má instruída de uma população que tem séculos de precariedade na sua educação. A ditadura ainda tem seus reflexos na doutrina implantada e boa parte da turba ignata ainda acredita que qualquer manifestação seja coisa de gente “cabeça-oca” que não tem mais o que fazer, ou que está atrapalhando o trânsito. O que vocês sabem muito bem ser uma grande falácia.

    É justo cobrar da mídia que façam uma cobertura melhor sobre o que está acontecendo no mundo, mas não o ataquem por usarem um símbolo dessa revolução e aumentar assim a indignação do povo, só que contra vocês. A matéria se dedicou a denunciar escândalos e corrupções, talvez não da maneira correta, talvez omitindo um monte de coisas, mas citou vocês e outras manifestações e (pasmen) sem atacá-los e isso reforçou a opinião de quem é indignada com a situação de corrupção e descaso do governo com a população.

    A insatisfação é quase que geral por parte de muitos, apesar daqueles egocêntricos que acham que não precisam se rebelar pois eles trabalham e tem um bom sustento para a sua família, mas o povo pode se tornar mais solidário a nossa luta ao simplesmente saberem que está ocorrendo esse movimento, pois muitos nem sabe que vocês ou qualquer movimento global existem. Mas por simples ignorância dos fatos são capazes de repudiar tudo o que fazem pela atitude de repúdio que demonstraram. Pois é isso que será “televisionado”.

    “Gentileza gera Gentileza” assim como “Violência gera Violência”.
    A diversidade de pensamentos e opiniões é o que tem de mais fascinante na humanidade, e ao mesmo tempo o mais difícil, pois a intolerância e o ego por muitas vezes superam e destroem essa virtude que faz a humanidade evoluir. É importante saber entender e respeitar aqueles que pensam diferentes da maioria de vocês. Lembrem-se que mesmo aí dentro vocês irão encontrar divergências de opiniões, mas por todos estarem no intuito pacífico conseguem se entender e se organizar na maioria das vezes. Mas saibam que não será assim de todo quanto mais pessoas se juntar a vocês. O próprio Occupy Wall Street está enfrentando graves problemas de roubos, brigas e pessoas que usufruem do espaço sem colaborar com nada.

    O sucesso do trabalho de vocês, depende de pessoas que não compactuam com vários dos seus ideais, mas que também estão indignadas. E essa é a parte mais difícil, pois elas não estão afim de ouvir e discutir sobre questões socias mais profundas que a novela das oito, mas podem simplesmente ajudar nas necessidades que vocês tem para se manterem aí, e até estar fazendo número junto a vocês nas “marchas” a que se propõem. E há de ter muita paciência com todos os eles.

    Saibam que eu não estou dizendo que seja fácil, mas lembrem-se de ponderar bem antes de qualquer ato, assim como vocês se controlam antes de partir para a agressão a um policial que está apenas cumprindo ordens sem questionar. Não concordei apenas com esse ato, mas entendo e pedantemente citando Voltaire: “Eu posso não concordar com o que você diz, mas defenderei até a morte o direito de dizê-las”.

    Lembrem de manter o movimento de vocês pacífico não apenas no confronto físico, nós precisamos de somar cada vez mais o apoio de uma população indiganda, mas para isso muitas vezes devemos ignorar certas coisinhas para não criar antipatia naqueles que ainda não conseguem enxergar a real necessidade desse movimento que não tem data para acabar. Ainda temos um longo caminho pela frente.

    Força para continuaram lutando e serenidade para todos vocês.

  28. Piero Chiaretti disse:

    A VEJA não representa ninguém. Representação é uma falácia; alguns se acreditam ‘representados’ pela VEJA, e não vêem que ela é apenas o megafone de uma meia dúzia.

  29. […] ler o manifesto completo, clique aqui. Comente 5 […]

  30. Lucas disse:

    “Veja não nos representa”? É a frase mais estúpida que ouvi nesse ano.

    Pelo amor de deus, acham mesmo que eu os leve a sério e acredite que um grupo de manifestantes contra a injustiça perca tempo com uma imbecilidade de um protesto contra uma revista que só na cabeça de vocês tem intenção de representar algo ou alguém.

    Como o Edu disse:

    “Sinceramente? Tá mais do que na cara que vocês são um grupo totalmente organizado e financiado por um grupo (partido(s)) políticos”.

    Primeiro: vcs não podem dizer que o símbolo da máscara foi apropriado pela Veja porque pra começar, ela nem é de vcs, como todos sabemos. É um movimento mundial.

    É claro que a Veja agiu com oportunismo para criar uma capa interessante (ligando o protesto de brasília com os manifestantes “caras pintadas” da ditadura militar. Mas não vejo isso como motivo de protesto, mas sim como um meio de políticos sujos e ofendidos distraírem a atenção do problema.

    Duvido que os manifestantes de Brasília reagiriam contra qualquer tipo de apoio, eles que realmente são protestantes contra a injustiça, e não vagabundos como estes que provavelmente não fazem nada da vida para estarem às 15 horas de uma sexta feira fazendo protesto contra uma das poucas revistas que dão a cara a tapa para ir afundo contra as sujeiras dessa política.

    Só pode ter sido pau mandado pelos polítos!

  31. Thiago disse:

    precisamos acampar em brasília

  32. Edson disse:

    Vocês são os soviets canarinhos, o exército vermelho do lulismo. Vão estudar a história bando de desocupados. Vocês lutam para implantar uma ditadura vermelha.

  33. Julio José de Carvalho disse:

    Sinceramente não foi muito legal saber que o símbolo que vocês chamam de levantes anticapitalistas tenha surgido de um filme que faz parte desse sistema, isso pra mim é um tanto quanto contráditório. Um símbolo que seria adequado é a carranca.
    E em relação a crise realmente há um erro de informação e discurso, acredito que as questões da crise que falamos é com relação a inflação. Está decerto está controlada, mas a crise social decerto nunca foi solucionada.
    Gosto muito do trabalho realizado por este acampamento, que derá pudessemos realmente ter uma maior parte da população brasileira pessando, e buscando respostas como vocês. Mas esse é o nossso sistema de manipulação, a publicidade, chegamos a um ponto de egoísmo que dúvido muito que alguma coisa possa de fato mudar.

  34. João disse:

    Sobre o “símbolo”.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Guy_Fawkes

    5/11

    Não tem nada a ver contrapor o capitalismo à uma suposta “qualidade” da produção cultural. Quando o sistema se apropriar totalmente da mente humana, anulando sua criatividade, teremos uma realidade nos moldes do livro 1984, e é claro que isso ainda não aconteceu (apenas “esporadicamente”, em alguns períodos fascistas). Prefiro o V de Vingança.
    Os detentores do poder tem tentado e tentado… Eles têm sim suas vitórias. Basta ver a apatia e falta de iniciativa das pessoas, a robotização. De acordo com Jay Rockefeller, “Internet should have never existed”.

  35. vimax disse:

    Oi, eu amo o seu weblog. Há alguma coisa que posso fazer para obter atualizações, como uma assinatura ou alguma coisa? Im pesaroso eu não estou familiarizado com RSS?

  36. Thiago Amorim disse:

    “Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada”. Ayn Rand

  37. Mateus disse:

    Haja inocência e ignorância econômica, por isso e outras varias outras razoes o socialismo nunca vai dar certo.
    Acorda pra vida antes que ela passe!

  38. matheus disse:

    Concordo com cada ponto de seu texto. Nós não podemos nos calar com tanta porcaria acontecendo em nossas caras, precisamos lutar por nossos direitos e não ficar sentado com a boca cheia de dentes esperando a morte chegar! A corrupção, seja por parte do PT ou do PSDB, tem que ser combatida antes que seja mesmo tarde de mais.
    E quanto ao novo código florestal e a belo monte, eu como engenheiro ambiental repudio ambas. É atirar no próprio pé, e todos nós brasileiros tínhamos que lutar contra isso, pois também é nosso patrimônio e apenas meia dúzia de políticos corruptos estão tomando todas as decisões por nós! O Brasil não precisa se desenvolver destruindo o que há de melhor aqui, temos capacidade de encontrar meios alternativos e nos desenvolver de um modo singular, limpo, justo, sem impactos extremos e irreversíveis a nossa biodiversidade e igualmente gerador de riqueza e empregos.

  39. Lucas disse:

    Vocês são na grande maioria uns playboyzinhos hippies de Ipad! Se posicionam contra o capital mas twittam de seus smartphones notebooks e tablets. Deviam criar vergonha na cara e perceber que o que “lutam” foi o que lhes deram todo o conforto durante toda a vida.

  40. vimax disse:

    I thought it was going to be some boring old post, but it really compensated for my time. I will post a link to this page on my blog. I am sure my visitors will find that very useful
    Vimax

  41. vimax disse:

    Estou impressionado, eu tenho a dizer. Realmente raramente eu encontro um blog que está cada educativo e divertido, e deixe-me informá-lo, você terá que bater o prego na cabeça. Seu conceito é excelente, a dificuldade é uma coisa que os indivíduos não são suficientes falar inteligente sobre. Estou muito feliz que eu tropecei ao longo deste na minha busca por uma coisa se referindo a isso.
    Vimax

  42. Zita Maria disse:

    After reading your blog post I browsed your website a bit and noticed you aren’t ranking nearly as well in Google as you could be. I possess a handful of blogs myself and I think you should take a look here: http://dominateseowithwordpress.com You’ll find it’s a very nice tool that can bring you a lot more visitors. Keep up the quality posts

  43. Spy On Your Competitors! Profit From Their Success! Register for a Lifetime Free Trial account to get more positive results in your search engine marketing http://keywordspyprox.com/

  44. Rafa Gonzalez disse:

    A Veja é uma boa revista. Josepf Goebbels disse que adora saboreá-la semanalmente no inferno.

  45. fat loss disse:

    I am in accordance completely…

  46. Kairi disse:

    Going to put this atrcile to good use now.

  47. PP disse:

    TÁ TUDO ERRADO AI!!!

    se estivéssemos com a mesma filosofia praticada em Madri, Londres e NY principalmente…
    – nem o movimento Acampa Sampa teria se preocupado em criticar a VEJA por usar um símbolo que é de domínio público (literalmente) e portanto pode ser usado por qualquer um sem ser exclusivo de algum movimento (uma máscara que a VEJA copiou do Acampa Sampa que copiou do Occupy WS que copiou do 15M que copiou do Anonymous que copiou do Operation Chanology que copiou do filme V for Vendetta que copiou do Guy Fawkes que deve ter copiado dos chineses há 1000 anos…)
    – nem teriam feito um protesto violento e anti-ambiente como é rasgar a revista
    – nem todas estes comentaristas ficariam falando de partidos, de VOCÊS e VOCÊS, porque cada um se representa a si mesmo, todo mundo é político, e nada mais além, apartidário. trata-se de algo muito por cima dos partidos e dos políticos, trata-se da luta contra os atuais sistemas globais econômicos e políticos, e com uma solução, um caminho, a reivindicação de uma democracia mais real, realmente representativa (como seria 1 pessoa = 1 voto) e direta, necessário e fatível neste século XXI
    – nem seriam tão ingênuos alguns em pensar que isto se trata somente de São Paulo ou sequer do Brasil, puro egocentrismo, é muito mais grave, é um problema planetário que nos afeta a todos os seres vivos

  48. Antônio disse:

    Em toda a história, a corrupção desenfreada, sem nenhuma exceção, é um mal incurável dos Estados mastodônticos, verdadeira mina de ouro à céu aberto, à disposição de todos os aproveitadores sejam de que origem forem, de qualquer partido ou de qualquer empresa.
    A corrupção não é um problema moral. Sempre haverá os malfeitores. O que é preciso é acabar com as milhares de oportunidades que existem nos milhares antros do governo.